A Natureza de Buda tem algo a ver com Deus?

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Primeiro é preciso entender que o Budismo não fala em Deus, mas sim da iluminação e dos Budas, que são seres iluminados, e esses seres quando estão no mundo espiritual, os budistas pedem ajuda para eles, diferente das outras religiões que pedem ajuda para o Divino Criador de Tudo ou os deuses.
Entendendo isso, podemos dizer que Deus é perfeito, como ensina a Bíblia, e um Buda é alguém mais aperfeiçoado que as pessoas boas que ainda não atingiram a iluminação, e está em um nível muito maior do que as pessoas ruins.
O autoconhecimento corrige nossos defeitos e imperfeições, mas nós vamos trilhar o caminho de autoconhecimento por toda a eternidade, pois a criação de Deus é infinita, e Ele também o é.
Então um Buda é alguém mais próximo do divino do que as pessoas comuns, mas contando que o caminho não acaba na iluminação, não acaba nunca, então o Nirvana é algo mais próximo de Deus, mas não é atingir a realidade divina, pois para isso teríamos que ser idênticos ao Criador de Tudo.
Nós vamos trilhar o caminho do autoconhecimento pela eternidade, vamos ficar cada vez mais próximos e parecidos com Deus, mas nunca ser como Ele, que é infinito e é tudo.
Por Deus estar em um estado elevado de consciência, e a natureza de Buda também, muitos acham que o Nirvana é essa natureza, mas Deus está muito acima de tudo do que chamamos de iluminação.
Deus é a elevação infinita, e Buda é um nível de elevação dentro do alto para a grande maioria dos humanos, mas que vai até o infinito, coisa que nunca alcançaremos.
Então Deus está muito acima do Nirvana, mas a iluminação é algo que tem um nível de divindade, é algo muito mais puro do que o estado do ser humano comum.
Deus tem consciência de tudo, de todos os universos existes, que ele criou e mantem, ajudando todos os os seres vivos que existem nesses locais, tanto os que estão em nível planetário, universal, multiversal e tudo o que existe está acima disso, pois a criação divina é eterna, e nós vamos viver em realidade que nem imaginamos.
Deus cuida de todos os seres existentes, e tudo tem vida, como ensina a ciência e experiências de meditação.
Deus cuida tanto de células vivas, vírus, bactérias, insetos, animais, vegetais, minerais, humanos, anjos, os diversos tipos de seres espirituais que existem e tudo o que mais, em todos os universos e no que existe além deles, então podemos ver como é grandioso o Nosso Divino Criador e Cuidador da Realidade, e como estamos longe disso.
É difícil até mesmo comparar um Buda, um ser iluminado, com Deus, que é algo muito maior, é algo que cuida dos que atingiram o Nirvana e dos que não atingiram, assim como os que chegaram a níveis muito mais altos de espiritualidade, que estão muito além do que conhecemos como iluminação, espíritos que já deixaram de ser planetários, passaram a ser universais, e depois multiversais, e depois o que existe além disso que nunca acaba, mas que nem a ciência e nem a espiritualidade revelaram ainda, coisa que é muito complicada.
Os Budas não sabem tudo o que os espera na infinitude, sabem apenas até certo ponto, mas não sabem tudo, existem muitas coisas ainda velados para eles, mas só existe a certeza de que sempre vamos melhorar, e nunca piorar.
Autoconhecimento é a evolução espiritual, é um melhorar cada vez mais.
O que melhora com a evolução espiritual:
-Nosso espiritual é nosso interior, então o que melhora é a consciência, os nossos desejos, as vontades, os sonhos, nossa mente, o emocional e o sentimental.
Nossos sentimentos se tornam muito melhores, e isso é muito bom, assim como o que pensamos, pois a manifestação de nossa essência são nossos pensamentos, emoções e sentimentos.
O que somos de verdade, como o Zen chama, é a nossa essência, ou como o Budismo Esotérico (Tibetano) ensina, que somos o continuum mental, e isso são diferentes nomes para alma.
O nome continuum mental significa que sempre continuamos, de vida em vida pela eternidade.
O contunuum mental, que é a nossa essência, é o que passa de uma vida para outra, é a nossa vida que continua e nunca se acaba.
Porém teremos muitas vidas em dimensões e locais diferentes.
Por mais magnânimos que tenhamos chegado a nosso nível de consciência, Deus é muito maior que isso, e cuida de tudo o que existe, de todas as dimensões e os seres que vivem nelas, sempre tendo um local para existir e viver, pois Deus concede isso a todos.

 

 

Alguns Destaques: